A EMBRATUR E O TURISMO INTERNACIONAL NO BRASIL CONSIDERAÇÕES SOBRE O PLANO ESTRATÉGICO 2024-2027

Conteúdo do artigo principal

Marcos Hideyuki Yokoyama
Ricardo Martinez Fortes

Resumo

A EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é uma organização que cumpre o papel de promover as atividades turísticas do Brasil no exterior, aumentar o fluxo de turistas estrangeiros e, consequentemente, gerar divisas e empregos. A questão norteadora do presente artigo é saber quais são as principais diretrizes e objetivos estabelecidos no plano estratégico da EMBRATUR para o quadriênio 2024-2027, e como essas diretrizes refletem as necessidades e desafios do turismo brasileiro. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de natureza qualitativa, que contempla análise documental do recém publicado plano estratégico da EMBRATUR. Como resultado, apresenta-se os principais objetivos estratégicos, indicadores de desempenho e metas que devem embasar as ações da agência nos próximos quatro anos, podendo-se observar uma gestão profissional baseada em estudos, pesquisas e tendências do turismo internacional. Percebe-se a intenção de fortalecer a marca turística do Brasil no mercado turístico internacional, elevar o padrão de qualidade do serviço ofertado, além de promover um turismo mais responsável e inclusivo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos