DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AO ENSINO, EXTENSÃO E FORMAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Tendo como premissa democrática a popularização do acesso e a aplicação de materiais didáticos de comunicação, é relevante implicar sobre a importância de se reduzir as dificuldades que professores da Educação Básica usam recursos didáticos inclusivos como processos educacionais na sua formação continuada e, propriamente, para a alfabetização inclusiva nas escolas. Nesta perspectiva, este projeto tem a proposta de desenvolver materiais didáticos inclusivos dedicados a crianças com deficiência sensorial (deficiência auditiva – DA e deficiência visual – DV) na Educação Infantil e Ensino Fundamental como proposta de alfabetização inclusiva a professores da Educação Básica em escolas públicas. Por meio de uma propositura de educação inclusiva heterogênea, os docentes e discentes da Educação Básica devem utilizar destes materiais, alocados e acessados em brinquedotecas interativas de inclusão, em uma perspectiva metodológica de educação à distância. A proposta tem três eixos de fomento, sendo uma relacionada ao ensino (materiais inclusivos dedicados aos discentes da Educação Básica), uma relacionada à formação (materiais inclusivos dedicados aos docentes das escolas públicas como processo pedagógico formativo), e uma relacionada à extensão (materiais inclusivos que envolvam os discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica – EPT, do Instituto Federal de São Paulo – IFSP).
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.