Elaboração e Avaliação de Práticas de Ensino de Ciências e Biologia uma análise a partir da Educação Científica Crítica

Conteúdo do artigo principal

Julia Perez Neves
Alessandra Miguel Kapp

Resumo

Esta pesquisa, ainda em desenvolvimento, fundamentada no referencial teórico da Educação Científica Crítica, tem como objetivo elaborar, implementar e avaliar práticas de ensino de ciências e biologia durante encontros formativos com os licenciandos do IFSP/Barretos, que são condizentes com as demandas e desafios contemporâneos que atravessam as temáticas da educação ambiental.  Para alcançar esse objetivo, está sendo utilizada uma metodologia, de cunho qualitativo, que conta com uma revisão teórica de temas ambientais emergentes que permitam, em uma perspectiva socioambiental, um diálogo maior com a realidade dos estudantes. A sistematização dos materiais analisados se articula ao eixo de Produção de Ciência e Tecnologia (C&T) de uma Ferramenta Avaliativa de Educação Científica Crítica que, fundamenta o desenvolvimento das práticas de Educação Ambiental Crítica, a serem implementadas com os professores em formação. A construção de categorias a posteriori, na análise de conteúdo, orientará o processo de análise dos dados obtidos a partir dos encontros e dos questionários. Espera-se com esta investigação contribuir com a aprendizagem das ciências, estabelecendo, por meio de práticas de ensino, relações efetivas com o saber científico que leve em conta a valorização do conhecimento na vida dos estudantes e no entendimento do seu lugar no mundo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos