FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR PARA ALUNOS NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

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Lucas Caraça dos Santos
Bianca Estrela Montemor Abdalla França Camargo
Alexssandro Ferreira da Silva
Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira

Resumo

Considerando a falta de inclusão no âmbito educacional, e a eficiência da utilização de Tecnologias Assistivas no processo de ensino aprendizagem, o presente projeto busca produzir material didático ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para o ensino de cinética química. Na elaboração deste piloto, foi utilizada a plataforma Scratch, que propicia a confecção e animação do conteúdo, utilizando a programação em blocos. O piloto contém 12 cenários explicativos e 4 de desenvolvimento. Como forma de validação, o projeto foi utilizado por uma aluna com TEA, nível de suporte 1, cujas adaptações incluem delimitações visuais, recursos áudio-descritivos, direcionamento de foco e botões de temporalidade. A proposta mostrou-se promissora, pois houve êxito na flexibilização curricular, propiciando o aprendizado de conceitos de cinética química através do uso da tecnologia assistiva, deste modo, o projeto piloto contribui para uma adequação às necessidades específicas da aluna, podendo ser reprogramado para novas adaptações curriculares. A ideia de construção do projeto com base no Desenho Universal de Aprendizagem se mostrou eficiente, permitindo o uso do projeto em sala de aula regular, propiciando a inclusão. Contudo, apesar de eficiente como ferramenta de ensino, o projeto não substitui outros métodos educacionais, funcionando como material de apoio.

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