Gênero, games e educação uma análise da experiência de estudantes do ensino médio

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Lorena Camargo
Rafael Fabrício Oliveira

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a discriminação de gênero no ambiente de games. A maioria dos jogos eletrônicos tornou-se um terreno fértil para masculinidade tóxica, sexismo e outras formas de discriminação. Nesse cenário, é notável a desvalorização de personagens femininas, que frequentemente são vistas apenas como personagens secundárias, não recebendo o mesmo destaque dos personagens masculinos, além do preconceito eminente que as jogadoras sofrem ao entrarem em uma partida onde, majoritariamente, os participantes são homens. Metodologicamente, a pesquisa contou com ampla revisão de literatura, com avaliação e sistematização de jogos, experimentação de videogames e análise de roteiros, contribuindo para o desenvolvimento de um aplicativo que qualifique jogos para a educação e referenciando nestes procedimentos mulheres de grande importância no ambiente gamer. Paralelamente, a aplicação de questionários semiestruturados a jovens de ensino médio contribuiu para um cenário representativo de noções sociais que permeiam este universo, visando fortalecer uma escola que promova o engajamento das meninas no mundo dos videogames e contribuindo para a mitigação da desigualdade de gênero.

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