Estratégias Educacionais de Qualidade para Adolescentes do Ensino Médio com TDAH

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Lucas Siqueira Siqueira Silva
Pablo Henrique de Lima Santos

Resumo

Este projeto investiga o impacto do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) no desempenho acadêmico de estudantes no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Guarulhos, com o objetivo de identificar desafios e propor melhorias nas estratégias pedagógicas adotadas. O estudo revelou que alunos com TDAH enfrentam dificuldades significativas, incluindo desafios de concentração e adaptação às metodologias de ensino tradicionais, além de estigmatização e falta de apoio adequado. A pesquisa envolveu entrevistas com a equipe sociopedagógica, questionários aplicados a professores e alunos, e uma revisão bibliográfica para entender a formação dos profissionais e as práticas pedagógicas existentes. Os resultados indicam que, apesar dos esforços do IFSP em oferecer suporte através do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) e Planos de Ensino Individualizados (PEI), há uma necessidade crítica de aprimorar a formação dos professores e a implementação de estratégias pedagógicas específicas para o TDAH. Os docentes demonstraram algum conhecimento e aplicação de práticas adaptativas, mas a falta de formação contínua e recursos estruturados compromete a eficácia do suporte oferecido aos alunos com TDAH. O projeto destaca a importância de uma abordagem educacional mais informada e inclusiva para atender às necessidades desses alunos e promover um ambiente escolar mais acolhedor. A pesquisa enfatiza a necessidade de investimentos contínuos na formação dos docentes e na criação de recursos informativos para apoiar todos os envolvidos no processo educacional.

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