Direito à educação e formação inicial de professores o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

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Aloísio Marques Lingo Filho
Andréia Silva Abbiati

Resumo

Em 2007, o Ministério da Educação instituiu o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) com o objetivo de fomentar a formação inicial de profissionais do magistério para atuarem na educação básica. Este trabalho, recorte de uma pesquisa de iniciação científica que analisou a implementação do Programa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) por meio de dados coletados no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), objetivou identificar a quantidade de subprojetos aprovados nas diferentes áreas do conhecimento, além da formação dos coordenadores que atuaram nos mesmos. O estudo adotou como procedimentos metodológicos o levantamento e a análise dos dados referentes à implementação do Pibid nos cursos de licenciatura do IFSP. Os resultados sugerem o predomínio das disciplinas da grande área de Ciências Exatas e da Terra no número de subprojetos aprovados, enquanto que a formação específica dos coordenadores, nas respectivas áreas em que atuaram, reforça a importância de selecionar profissionais com qualificação adequada para liderarem projetos complexos e especializados, assegurando, assim, a excelência no ensino e, por conseguinte, a garantia do direito à educação no país.

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