CAUSAS DO INSUCESSO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS GUARULHOS

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Ezequiel Melo Nogueira
Gustavo Borges Cunha
Tayna Dias Sampaio
Rafael M. Alves

Resumo

A pesquisa aborda o alto índice de insucesso escolar entre os alunos do ensino médio integrado do IFSP - Campus Guarulhos, evidenciado por reprovações, evasões e baixo desempenho acadêmico. Foram identificados diversos fatores que influenciam significativamente esses resultados. O estudo visa analisar as principais causas do insucesso escolar a partir da perspectiva dos estudantes, buscando propor estratégias para minimizar esses problemas e melhorar o desempenho acadêmico. Os achados mostraram que 53% dos alunos consideram suas dificuldades acadêmicas como baixas e 34% como médias, indicando que muitos enfrentam obstáculos no seu processo de aprendizagem. O curso de Informática, especialmente no 4º ano, registrou as maiores taxas de insucesso. As principais causas apontadas pelos alunos foram a sobrecarga de trabalho, o tempo de deslocamento e problemas de saúde mental. A metodologia de ensino foi criticada por 99 dos 113 alunos, ressaltando a necessidade de ajustes pedagógicos. A análise sugere que esses fatores combinados agravam o desempenho acadêmico e que intervenções focadas em apoio emocional e ajustes pedagógicos podem ajudar a reduzir o insucesso. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários a 113 alunos do ensino médio, abordando questões relacionadas a condições socioeconômicas, transporte, carga de trabalho e saúde mental. Os dados foram analisados por meio de abordagens qualitativas e quantitativas, utilizando ferramentas como Excel e Power BI para identificar padrões e tendências. As conclusões indicam que o insucesso escolar está fortemente associado à sobrecarga de trabalho, tempo de deslocamento, saúde mental e metodologias de ensino inadequadas. Esses fatores criam barreiras significativas para o desempenho acadêmico dos alunos. A pesquisa destaca a importância de fornecer suporte emocional, realizar melhorias pedagógicas e ajustar o ambiente escolar para reduzir o insucesso. Recomenda-se a implementação de estratégias como apoio psicológico, flexibilização de horários e revisão de metodologias de ensino para mitigar os efeitos negativos e promover um ambiente educacional mais inclusivo.

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