Uma UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O TRABALHO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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Resumo
O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de Iniciação Científica, intitulada “Uma análise crítica sobre o trabalho da educação financeira no âmbito da Educação Matemática a partir da análise de documentos curriculares”. Apresento aqui a parte de análise documental de publicações que discutem a educação financeira nas escolas sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, etapa importante para fundamentação teórica da pesquisa, pois fornece uma base teórica atual e relevante para a reflexão. Os resultados indicam que a abordagem tradicional da educação financeira nas escolas, que frequentemente foca na promoção do consumo de produtos financeiros, não inclui uma perspectiva crítica que possibilite aos alunos a questionarem o papel do dinheiro e das finanças na sociedade. Através das leituras, concluiu-se a importância de integrar temas econômicos e sociais no ensino da matemática, ampliando o foco para além da compreensão mercadológica. Questões como salário-mínimo, orçamento pessoal, consumo consciente e desigualdade social são trabalhadas para oferecer aos alunos uma visão mais abrangente e crítica das dinâmicas financeiras, permitindo-lhes desenvolver julgamentos fundamentados e conscientes. Este trabalho enfatiza a necessidade de uma abordagem pedagógica que vá além da mera gestão financeira, promovendo uma análise crítica do sistema econômico e suas implicações sociais.
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