A A IMPORT NCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO CONTEXTO DO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa examina a importância da interdisciplinaridade no ensino técnico integrado ao ensino médio, com o intuito de entender como a integração entre diferentes áreas do conhecimento pode enriquecer a formação dos alunos. O estudo visa identificar os desafios à implementação eficaz desse modelo educacional, que busca combinar capacitação técnica com fundamentos teóricos. Diante das dificuldades encontradas na aplicação dessa abordagem integrada, a pesquisa analisa esses problemas e investiga as estratégias utilizadas para superar tais obstáculos.
Foi realizada uma revisão bibliográfica, analisando artigos e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da área metropolitana de São Paulo, e também em estudos sobre interdisciplinaridade e ensino técnico integrado. Os resultados revelam que a interdisciplinaridade é essencial para uma formação completa, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades complexas e críticas. No entanto, a implementação enfrenta desafios significativos, como resistência a novas práticas pedagógicas e falta de capacitação docente. Estratégias como o Projeto Integrador foram identificadas como eficazes para conectar teoria e prática. Conclui-se que, apesar das dificuldades, é crucial revisar o currículo e investir na capacitação contínua dos professores para promover uma formação educacional mais integrada e eficaz.
Foi realizada uma revisão bibliográfica, analisando artigos e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) da área metropolitana de São Paulo, e também em estudos sobre interdisciplinaridade e ensino técnico integrado. Os resultados revelam que a interdisciplinaridade é essencial para uma formação completa, pois permite que os alunos desenvolvam habilidades complexas e críticas. No entanto, a implementação enfrenta desafios significativos, como resistência a novas práticas pedagógicas e falta de capacitação docente. Estratégias como o Projeto Integrador foram identificadas como eficazes para conectar teoria e prática. Conclui-se que, apesar das dificuldades, é crucial revisar o currículo e investir na capacitação contínua dos professores para promover uma formação educacional mais integrada e eficaz.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.