Vozes e lutas para a instalação de uma unidade do Instituto Federal em Ribeirão Preto
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Resumo
A ideia central desta pesquisa é a de compreender o processo de criação e de expansão da Rede Federal de Educação Profissional a partir de uma análise histórica-crítica, dos levantamentos dos dados e informações dos movimentos a favor e contra a elucidação de pontos favoráveis a construção de acordos e das tensões para construção de acordos que possibilitem a efetiva construção das instalações do Instituto Federal da cidade de Ribeirão Preto. Para tanto, diante da necessidade de uma participação democrática e de controle social de políticas públicas de ensino, não se desconhece as demandas do arranjo produtivo para a necessidade de qualificação de mão-de-obra especializada. Por isso, o presente estudo tem se debruçado a analisar como se deu a efetivação da reformulação da estrutura das Escolas Técnicas para a instituição de Institutos Federais com oferta da educação básica, profissional, superior e de formação de docentes, sob novo formado de campi assim distribuídos no território nacional em contraposição das reformas de ensino médio, considerando a proposta do governo federal em propostas emancipatórias fundamentadas na inclusão social de setores da sociedade historicamente excluídos, para atender demandas regionais e locais, visando a sustentabilidade, a capacitação do trabalho e de geração de renda. Discute-se ainda, se foram considerados antes do processo de negociações da nova unidade de ensino, o estado de conservação dos institutos preexistentes na região da cidade de Ribeirão Preto, condições laborativas dos professores e demais servidores administrativos, capacidade de efetivo, infraestrutura, inclusive relacionadas às questões pedagógicas como desempenho das atividades de ensino. Além disso, questiona-se também outros elementos importantes que merecem atenção no debate, especialmente sobre a demanda na cidade de Rib. Preto por certos e determinados tipos de cursos, capacidade para edificação, de adaptação de estrutura e, aquisição de equipamento, mobilidade, turno das aulas, alimentação aos estudantes, segurança, manutenção das operações e concurso para servidores. Por fim, nota-se a relevância de se acompanhar o desenrolar de todo esse processo de instalação de uma unidade do Instituto Federal na cidade de Ribeirão Preto, pois o sucesso ou o fracasso de uma política pública implica no uso adequado de recursos financeiros destinado à educação e de grande interesse público para garantir o desenvolvimento local e regional para a redução das desigualdades sociais.
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