PROPOSTAS DE PROJETOS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM MECATRÔNICA NO CAMPUS SALTO DO IFSP SOB UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este projeto de pesquisa visa explorar possibilidades para uma abordagem transdisciplinar no ensino de Língua Portuguesa, em articulação com o componente curricular "Pesquisa, Comunicação e Expressão" do curso técnico integrado ao ensino médio em Mecatrônica no IFSP – Campus Salto. Tem como objetivo compreender como o ensino de Língua Portuguesa pode ser enriquecido por uma perspectiva transdisciplinar e pelos projetos de letramento, além de desenvolver materiais didáticos que incorporem essa visão. A metodologia envolve uma pesquisa bibliográfica inicial para aprofundar o conhecimento sobre Transdisciplinaridade, Letramento e Projetos de Letramento, e sobre o Projeto Pedagógico do curso. Posteriormente, serão elaborados dois projetos de letramento na forma de material didático, com indicadores transdisciplinares, destinados à possível aplicação no componente curricular mencionado. Espera-se uma compreensão mais ampla e inovadora dos projetos de letramento sob uma ótica transdisciplinar, que seja aplicável na prática escolar e que preencha uma lacuna nos materiais didáticos tradicionais de Língua Portuguesa. Por fim, os resultados obtidos serão compartilhados com a comunidade acadêmica através de publicações em e-books, apresentações em congressos e nas plataformas digitais do campus, contribuindo para o avanço da prática pedagógica transdisciplinar e para a formação crítica dos estudantes.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.